A quantidade de jornalistas querendo que isso aconteça é grande. Muitos artigos recentes também mostram que algumas instituições se recusam a dar apoio à Wikipédia. Todavia, basear uma previsão em vontades de jornalistas e instituições não é muito válido, visto que não há meios de encerrar um site utilizado por uma porcentagem significativa de internautas.
Os editores e usuários da Wikipédia são muitos e considerando a gratuidade, o número de artigos e pessoas adicionando conhecimento tende a aumentar cada vez mais. Se analisarmos por essa perspectiva, fica óbvio que o site tende a durar mais uma década, ou quem sabe muitas décadas.
Evidentemente, o criador da Wikipédia deve ter notado que cada vez surgem mais complicações e que manter um portal de tamanha grandeza torna-se cada vez mais difícil. Contando com milhões de artigos, a Wikipédia tornou-se um “monstro” para a equipe que administra e modera as informações. No entanto, percebe-se que a Wikipédia vem corrigindo algumas falhas através dos erros.
Talvez nunca os artigos fiquem perfeitos, todavia, boa parte do conteúdo disponibilizado tem fontes válidas, o que torna o site confiável para muitos assuntos. A Wikipédia vai acabar? Dificilmente. Enfrentar dificuldades? Com certeza.
Entretanto, independente do que aconteça com o portal, nós (usuários e editores dessa enorme enciclopédia) devemos ter em mente que a Wikipédia é um bem comum e que só depende de nossa consciência postar informações verdadeiras para que o site perdure. Você não concorda?
Nenhum comentário:
Postar um comentário